Antes de se dirigir à urgência hospitalar...

As urgências hospitalares existem para o atendimento rápido das situações de risco para a saúde. Assim, sempre que possível, antes de se dirigir à urgência hospitalar deve:

- Contactar a linha telefónica SNS 24 (808 24 24 24)
Através deste número, que funciona 24 horas por dia, profissionais de saúde qualificados ajudarão a resolver o problema por si próprio ou encaminharão para o serviço de saúde mais adequado, ou seja, para o Centro de Saúde ou para a Urgência Hospitalar;

- Dirigir-se ao médico assistente ou de família;

- Recorrer ao atendimento complementar dos centros de saúde (urgência).

Urgência Pediátrica

Recorra  à  Urgência  Pediátrica  apenas  quando  a  situação  clínica  o justifique, por exemplo:
- Traumatismo grave;
- Convulsões;
- Criança inconsciente;
- Dificuldade respiratória.
Para mais informações veja o cartaz da Sociedade Portuguesa de Pediatria "Quando levar o seu filho à urgência"

Triagem de Manchester

Este sistema de triagem está implementado na Urgência Básica (Montijo), na Urgência Geral (Barreiro) e na Urgência Pediátrica (Barreiro).
Os utentes são triados pelo enfermeiro e classificados com uma cor (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul), cada uma representando a prioridade clínica com que devem ser atendidos (emergente, muito urgente, urgente, pouco urgente e não urgente, respetivamente) e o respetivo tempo alvo recomendado até observação médica.
Desta forma, os utentes são atendidos de acordo com a sua situação clínica e não por ordem de chegada, diminuindo o tempo de espera dos casos mais graves.

Contactos
Urgência Geral – 21 214 73 22
Urgência Pediátrica – 21 214 73 00, extensão 2016
Urgência Básica – 21 231 00 46