UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO ARCO RIBEIRINHO
A ULSAR, criada a 1 de janeiro de 2024, junta o Centro Hospitalar Barreiro Montijo e o ACES Arco Ribeirinho. A sua área de influência engloba os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, e, no final de 2023, estavam inscritos 235.732 utentes.

A nível hospitalar, integra o Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro e o Hospital do Montijo. Dispõe de cerca de 30 especialidades clínicas e presta assistência ao nível do Internamento, Consulta Externa, Urgência, Hospital de Dia, Hospitalização Domiciliária, assegurando praticamente todos os Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.

No âmbito dos cuidados de saúde primários dispõe de 10 Unidades de Saúde Familiar (USF); 7 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP); 4 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC); 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP); 1 Unidade de Saúde Pública (USP) e 1 Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP).

A junção dos diferentes níveis de cuidados veio extinguir o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (criado a 1 de novembro de 2009, integrando o Hospital de Nossa Senhora do Rosário e o Hospital do Montijo), bem como o Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho.

hospital barreiro2hospital montijousf

Hospital de Nossa Senhora do Rosário
Inaugurado a 18 de Janeiro de 1959 e dirigido pela Santa Casa da Misericórdia, o Hospital Nossa Senhora do Rosário consistia numa estrutura mais pequena e menos diferenciada, que funcionou durante quase 30 anos, com cerca de 115 camas. O edifício atual, com maior número de especialidades e de camas (cerca de 500), internou os primeiros doentes no dia 17 de Setembro de 1985, passando a ser designado de Hospital Distrital do Barreiro.

Em Setembro de 1995 viu a sua designação ser alterada para Hospital Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, por despacho do Ministro da Saúde, publicado no Diário da República II Série n.º 218, de 20 de Setembro de 1995, o qual teve o seguinte teor: “Desde 1736 que no concelho do Barreiro se realizam festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário, sua padroeira. O antigo Hospital do Barreiro, que funcionou entre 19/01/1959 e 30/09/1985, era denominado “Hospital Nossa Senhora do Rosário” e à semelhança da grande maioria dos hospitais, que recuperou a antiga designação do seu estabelecimento e, por outro lado, convindo assinalar o relacionamento dinâmico entre sociedade civil e hospitais que nela se devem integrar, determino, sob proposta do Conselho de Administração e respetiva aprovação de Sua Eminência Reverendíssima o Bispo de Setúbal e do Conselho Geral, que o Hospital Distrital do Barreiro se passe a designar por Hospital Nossa Senhora do Rosário – Barreiro”.

Hospital do Montijo
O Hospital Distrital do Montijo nasce de um projeto da Santa Casa da Misericórdia do Montijo para a construção de um edifício destinado a duas enfermarias com lotação de 16 camas. Em 2 de Maio de 1943 registou-se o lançamento da primeira pedra, tendo o Hospital sido inaugurado em 1947. Quatro anos depois, iniciaram-se obras de ampliação, que ficaram concluídas em 1954. No dia 1 de Agosto de 1967 o Hospital passou a denominar-se por Hospital Concelhio do Montijo. Em 1976 foi integrado no Serviço Nacional de Saúde e a 16 de Fevereiro de 1983 foi elevado à categoria de Hospital Distrital, sendo dotado das respetivas valências básicas.

ACES do Arco Ribeirinho
Em 2008 os cuidados de saúde primários são reconhecidos como o “pilar central do sistema de saúde”, sendo criados os Agrupamentos de Centros de Saúde. Surge, neste contexto, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho (AR) para servir os concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, num território que se estende ao longo de 559,98 Km2.

Os 6 centros de saúde do ACES AR situam-se em Alcochete, Baixa da Banheira, Barreiro, Quinta da Lomba, Moita e Montijo e agregam 22 unidades funcionais. No conjunto, estas unidades asseguram uma diversidade importante de respostas que vão desde a prestação de cuidados gerais de saúde, aos cuidados na comunidade e apoio psicossocial, à monitorização da saúde pública e promoção de atividades de prevenção e proteção da saúde.

Até ao final de 2023, este território disponibilizava à sua população, estimada em cerca de 215 mil habitantes, 9 Unidades de Saúde Familiar (USF), 7 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 4 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e uma Unidade de Saúde Pública (USP).