expo azujelo23 1expo azujelo23 2expo azujelo23 3

Por ocasião do Dia Mundial da Arte, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) realiza uma exposição dedicada ao azulejo português. “Azulejo português: Diálogos Contemporâneos” é o nome desta mostra que foi desenvolvida em estreita colaboração pelo Instituto Camões e o Museu Nacional do Azulejo, com a finalidade de divulgar este elemento diferenciador da cultura nacional.

“Através desta viagem pelo azulejo contemporâneo evocamos as suas origens islâmicas, presentes na designação, técnicas e decoração, às influências ítalo-flamengas, espanholas, orientais e holandesas. Em simultâneo, são equacionadas a produção dos centros industriais portugueses a partir de finais do século XVIII, a produção artística de autor, as fontes iconográficas, a problemática da encomenda, as diferentes aplicações e linguagens assumidas por este revestimento em Portugal”, lê-se num dos cartazes da exposição.

O Dia Mundial da Arte celebra-se a 15 de abril em todo o mundo, tendo sido escolhido este dia por ser a data de nascimento de Leonardo da Vinci, um dos maiores génios artísticos de todos os tempos. Trata-se de uma comemoração recente, aprovada em 2012 pela International Art Association, que tem como objetivo promover a atividade artística em todo o mundo.

A exposição, composta por 21 cartazes, encontra-se patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro até ao dia 30 de abril.