expo museu aguaexpo museu agua2expo museu agua3

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, assinalado a 22 de março, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebe a exposição itinerante "A Água e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)", promovida pelo Museu da Água. Esta tem como objetivo relacionar a água com os 17 ODS da Agenda 2030, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto meta global do bem-estar económico, desenvolvimento social e sustentabilidade.

É possível, através desta exposição, conhecer um pouco melhor a relação da água com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Erradicação da pobreza; Fome zero e a agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de género; Água limpa e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho digno e crescimento económico; Inovação em Infraestruturas; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; e Parcerias e meios de implementação. A água está no centro do desenvolvimento sustentável e das suas três dimensões - ambiental, económica e social. Os recursos hídricos, bem como os serviços a eles associados, sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento económico e da sustentabilidade ambiental.

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1992 como forma de promover a consciencialização sobre a utilização deste recurso natural e aumentar a discussão sobre o tema. A exposição estará patente, na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, até ao dia 26 de março.