rastreio diabetes exporastreio diabetes expo2rastreio diabetes expo3

A propósito da exposição “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina”, que esteve patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário no mês de fevereiro, a Unidade Integrada da Diabetes (UID) e a Consulta Externa promoveram um rastreio de Diabetes tipo 2, aos profissionais do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), entre 21 e 28 de fevereiro.

O objetivo de promover este tipo de iniciativa, dirigida aos profissionais de saúde, é cuidar de quem cuida dos outros, chamando a atenção para esta patologia, informar e abrir espaço ao aumento da literacia em saúde, permitindo a reflexão individual e a partilha nesta grande equipa que constitui o CHBM.

rastreio diabetes expo4rastreio diabetes expo5

Foram efetuados 170 rastreios a profissionais maioritariamente do sexo feminino (81%), de uma faixa etária superior a 45 anos (em 78% dos casos). Apurou-se que 50% têm história familiar de Diabetes.

68% dos colaboradores tem um aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), destes, 21% já têm critérios de obesidade e 47% de excesso de peso. 77% têm um aumento do perímetro abdominal, sendo esta medida mais desfavorável no sexo feminino. No que diz respeito aos hábitos saudáveis de vida, a avaliação da prática de atividade física é desfavorável em 64%, mas favorável na ingestão diária de vegetais e fruta em 89%. Em conclusão, 81% dos colaboradores do CHBM, que participaram no rastreio, têm risco de vir a desenvolver Diabetes.

A Diabetes é uma pandemia que tem vindo a aumentar a nível mundial e, quando mal controlada, implica complicações que não só reduzem a qualidade de vida, como reduzem em 8 anos a esperança média de vida. De acordo com a UID, “em cada dois diabéticos, um deles ainda não sabe que já tem a doença, ou seja, é uma patologia sub-diagnosticada, uma vez que os seus sintomas não são específicos ou é assintomática nos primeiros 5 anos de evolução.” Por este motivo, “é fundamental que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível e os rastreios são um dos meios de combate a este desconhecimento.”

Quando o risco de vir a desenvolver Diabetes existe podem tomar-se medidas de prevenção para que a doença não venha a acontecer e, quando é diagnosticada e bem controlada, é possível atrasar o aparecimento das complicações.

É possível prevenir a Diabetes tipo 2! A UID aconselha a visualização dos vídeos do projeto a “Roda da Diabetes”, particularmente o referente aos fatores de risco ou, se não participou no rastreio, pode realizá-lo diretamente no Hospital de Dia de Diabetologia, mediante marcação.

rastreio diabetes expo8rastreio diabetes expo 7rastreio diabetes expo6

Além desta iniciativa dirigida aos profissionais do CHBM, a exposição contou com uma sessão de encerramento, com a presença do Presidente da Fundação Ernesto Roma, Dr. Luís Gardete Correia. O Dr. Luís Gardete Correia foi recebido pelo Conselho de Administração do CHBM, pela equipa da Unidade Integrada da Diabetes e, ainda, pelo Diretor do ACES Arco Ribeirinho, Dr. Miguel Lemos. Seguiu-se uma visita ao Hospital de Dia de Diabetologia onde a comitiva contactou com a equipa e conheceu a atividade desenvolvida nesta área.