expo cinema1expo cinema2expo cinema3

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo associa-se este ano às comemorações do Dia Mundial do Cinema, que se assinala este mês, através da realização da exposição “O Cinema Português”, gentilmente cedida pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

Composta por 24 cartazes, esta exposição conta a história do cinema ao longo dos tempos. “Com mais de cem anos, a história do cinema português é marcada por uma grande diversidade e por períodos de grande vitalidade, sobretudo a partir da viragem para o cinema moderno nos anos sessenta e da transição para a democracia em 1974. No cinema português atual coexistem diferentes géneros e gerações de realizadores, filmes de entretenimento e filmes de autor, bem como uma sólida tradição de documentários. Ameaçada por outras formas de entretenimento e por problemas de financiamento endémicos, a sobrevivência do cinema português parece hoje mais difícil do que nunca. No entanto, nunca tantos filmes portugueses alcançaram tamanho reconhecimento internacional ou conseguiram chegar a tantos espectadores como hoje”, lê-se na exposição.

A exposição encontra-se na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro até ao dia 30 de novembro.