No dia 13 de junho a Unidade de Hospitalização Domiciliária da Área Cirúrgica (UHDAC) do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) assinalou os seus primeiros 6 meses de atividade. Durante este período foram internados 70 doentes, sendo que a média de idade dos mesmos ronda os 65 anos.

A UHDAC destina-se aos doentes do Serviço de Cirurgia Geral do CHBM que tenham uma situação clínica transitória e estável nas patologias do pé diabético, trombose venosa profunda e diverticulites, aceitando de forma voluntária a hospitalização domiciliária, com o principal objetivo de promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.

Composta por uma equipa multidisciplinar, da qual fazem parte, entre outros, médicos, enfermeiros, nutricionista, farmacêutico e assistente social, a UHDAC garante o atendimento contínuo 24 horas por dia todos os dias do ano, a doentes que residam na área de influência direta do CHBM, ou seja, Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária presta cuidados de nível hospitalar no domicílio, definindo um plano individual para cada doente, em articulação com a equipa clínica hospitalar que acompanhou o doente até ao momento da hospitalização domiciliária. Articula com os diversos serviços do CHBM, garantindo o acesso aos exames e tratamentos necessários para o doente; e com os demais prestadores de cuidados de saúde, assegurando uma transição progressiva para os cuidados de saúde primários ou para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Os doentes podem ser referenciados na sequência de um episódio de internamento hospitalar, da admissão através do serviço de urgência, do hospital de dia ou da consulta, podendo ainda existir referenciação direta a partir dos cuidados de saúde primários ou dos cuidados continuados integrados.