O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) foi a primeira entidade a utilizar o módulo “Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica” (MCDT) da plataforma “Gestão Partilhada de Recursos do Serviço Nacional de Saúde” (GPR SNS), de acordo com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

A plataforma GPR SNS tem como objetivo simplificar e aumentar a interoperacionalidade entre as instituições do SNS, maximizando a utilização dos recursos existentes e permitindo assim dar uma resposta mais célere na prestação dos cuidados aos utentes. Esta plataforma permite, de forma centralizada, o registo e a consulta de necessidades e de disponibilidades relacionadas com a realização de consultas, cirurgias, MCDT e equipamentos, bem como a celebração de contratos entre entidades do SNS nesse âmbito. Com esta plataforma é possível centralizar os contratos estabelecidos entre as entidades do SNS, aumentar a cooperação institucional e a rentabilização da capacidade instalada no SNS.

Em jeito de balanço, importa referir que a utilização da plataforma GPR SNS por parte do CHBM, em outubro de 2017, permitiu estabelecer com o Hospital Garcia de Orta uma parceria na área da Medicina Nuclear a qual se tem mostrado uma mais valia em termos de celeridade da resposta assistencial prestada aos utentes do CHBM, objetivada pela realização, até à presente data, de cerca de 1.000 exames.