dia crianca1dia crianca2dia crianca3

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) promoveu, no passado dia 2 de junho, uma atividade para os filhos dos funcionários, integrada no projeto “Brincando&Aprendendo”. Cerca de 30 crianças, dos 2 aos 12 anos de idade, passaram uma manhã muito divertida.

Com o objetivo de dissipar alguns medos e desmistificar uma ida ao hospital, o “Hospital da Brincadeira” esteve a funcionar para que os “amiguinhos doentes” dos mais pequenos pudessem ser tratados.

dia crianca4dia crianca5dia crianca6

Após a triagem, os meninos passaram pelos gabinetes de consulta onde alunos de enfermagem observaram estes utentes tão especiais, que foram depois encaminhados para as diferentes áreas deste Hospital. Estes doentes fizeram análises, RX, eletrocardiogramas, foram operados no Bloco Operatório e até tratados na Fisioterapia. Antes de terem alta, as crianças voltaram aos gabinetes de consulta e no final descobriram que o problema dos seus “amiguinhos” se resolve com miminhos, abracinhos e muitas brincadeiras!

Noutro espaço, alguns médicos e enfermeiros que integram a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do CHBM ensinaram manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) aos participantes. Houve também oportunidade de visitar a viatura e conhecerem o trabalho realizado por estes profissionais. Também os Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública estiveram presentes com uma ambulância. Os elementos desta corporação mostraram a viatura, os materiais e equipamentos disponíveis, recebendo ainda as “vítimas” do SBV.

dia crianca7dia crianca8dia crianca9dia crianca10

No Serviço de Pediatria o Dia Mundial da Criança também foi assinalado, no dia 1 de junho, através do projeto “Saúde Brincando”, do Rotary Club Barreiro, com a visita de um amigo palhaço que animou as crianças internadas e os seus familiares, com brincadeiras e muita animação!