3encontro padroes qual23encontro padroes qual13encontro padroes qual3

Visando a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem e de saúde prestados aos cidadãos e na procura permanente da excelência do exercício profissional foi realizado mais um momento de reflexão e partilha de experiências de boa prática de cuidados no Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), no passado dia 21 de fevereiro de 2018, no III Encontro Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem.

Este encontro que contou com a participação da Ordem dos Enfermeiros na conferência de abertura intitulada "Melhoria contínua da qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem", obteve uma grande adesão por parte dos enfermeiros desta Instituição, contando com a participação de 15 oradores, 7 moderadores e de cerca de 124 enfermeiros.

Foram apresentados os resultados de 14 Programas e Projetos de Melhoria Continua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, em desenvolvimento nos vários serviços do Centro Hospitalar, que contribuem de forma decisiva para a qualidade e a segurança dos cuidados prestados. Abordaram-se projetos com centralidade na pessoa, ao longo do ciclo de vida, nos processos de transição e adaptação à saúde e à doença visando incrementar ganhos em saúde e qualidade de vida.

O CHBM revê-se, assim, como uma organização ativa e dinâmica, procurando adequar de forma permanente as normas de qualidade dos cuidados às necessidades concretas das pessoas assistidas. A identificação de melhorias e a sua implementação representam uma estratégia prioritária para gestores e prestadores no âmbito da atividade de enfermagem e as equipas de enfermagem dos vários serviços, em articulação e complementaridade com os restantes profissionais de saúde, desempenham um importante papel nessa estratégia.

Enf.ª Helena Almeida
Enfermeira Supervisora