Durante o ano de 2017 o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) registou 1.541 partos, mais 157 (acréscimo de 11%) do que no ano anterior, contrariando a tendência nacional onde se assistiu a uma diminuição da natalidade.

O aumento do número de partos na Instituição reflete o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do Serviço de Obstetrícia e da Urgência Obstétrica e Ginecológica (Bloco de Partos), com a criação de inúmeros projetos de proximidade junto das grávidas e puérperas.

O CHBM disponibiliza um Curso de Preparação para o Parto e Parentalidade e Recuperação Pós-parto, que é realizado por uma equipa multidisciplinar e que, entre outros objetivos, visa a preparação para o parto pelo método psicoprofilático; a preparação física e emocional da grávida; formação e apoio ao aleitamento materno e, a partir deste mês, ioga para grávidas.

No Bloco de Partos está implementado o projeto “Maternidade com qualidade”, que tem como objetivo favorecer a fisiologia do trabalho de parto, permitindo que a mulher possa fazer escolhas informadas sobre o seu próprio trabalho de parto e parto. Este projeto prevê a ingestão de líquidos durante o trabalho de parto, aplicação de medidas não farmacológicas de alívio da dor, musicoterapia, massagem Shiatsu, posições não supinas no trabalho de parto/parto, episiotomia seletiva, amamentação e contacto pele-a-pele na primeira hora de vida. De referir que todo o trabalho de parto é feito num quarto individual, podendo a parturiente, se o desejar, ter uma pessoa significativa ao seu lado durante o trabalho de parto e parto.

Quando o bebé nasce, ainda no Bloco de Partos, é colocada uma pulseira antirrapto no recém-nascido que é retirada após a alta. Durante o internamento, e com o objetivo de detetar precocemente algum problema de saúde, o bebé realiza, entre outros procedimentos, três rastreios: o rastreio auditivo neonatal universal, o rastreio do olho vermelho e o rastreio de cardiopatias congénitas críticas por oximetria de pulso.

Antes de saírem da Maternidade, os pais podem fazer o registo do seu bebé num espaço contíguo ao Serviço de Obstetrícia, onde é ainda possível fazer o cartão do cidadão.

No Serviço de Obstetrícia funciona o Cantinho de Amamentação, onde a equipa de enfermeiros proporciona às mães lactantes esclarecimentos e apoio a dúvidas que tenham durante o processo de amamentação, podendo as mães recorrer a este espaço mesmo após a alta. Já em casa, as puérperas podem contactar a equipa de enfermagem deste Serviço, através de uma linha de telefónica disponível 24 hora por dia, até às 6 semanas após o parto, no sentido de esclarecerem dúvidas que possam surgir.

Recorde-se que o CHBM é um Hospital Amigo dos Bebés desde 2012 por cumprir as dez medidas para um aleitamento materno de sucesso, definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).