8aniversario 18aniversario 28aniversario 4

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) foi criado a 1 de novembro de 2009, contando atualmente com oito anos de atividade. Para assinalar esta efeméride realizou-se, no passado dia 8 de novembro, uma sessão comemorativa que contou com a presença de inúmeros profissionais e entidades externas.

A abertura do evento ficou a cargo do Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Dr. Pedro Lopes, que fez uma retrospetiva do último ano, período que coincidiu também com o primeiro ano de mandato do presente Conselho de Administração, iniciado a 3 de novembro de 2016.

Reconheceu-se o esforço e empenho dos profissionais, protagonistas do aumento da atividade de consulta externa, internamento e cirurgias, da redução dos tempos de espera para primeira consulta e dos tempos médios de espera para cirurgia, traduzindo, em termos de resposta à população, um aumento da acessibilidade aos cuidados de saúde.

Nesta oportunidade foi salientada a criação de estruturas funcionais internas serviços que promovem um atendimento mais personalizado e humanizado dos utentes, de que constitui exemplo o Núcleo de Informações e Acompanhamento; a Unidade de Gestão do Acesso Hospitalar; o Gabinete de Acompanhamento dos Doentes e Familiares do Serviço de Urgência e a comunicação com os utentes via SMS.

No que respeita ao investimento em equipamentos e infraestruturas foi referida a execução plena da candidatura apresentada ao Programa Lisboa2020, no valor de 760.000€, a aprovação da candidatura formulada ao Programa “POSEUR”, a desenvolver até dezembro de 2019, no valor de 5,2 milhões de euros e as obras de beneficiação previstas para a Unidade de Técnicas Endoscópicas e Serviço de Urgência Geral, com valor global superior a 1 milhão de euros.

Não foi esquecido o excelente trabalho de articulação desenvolvido com os hospitais da Península de Setúbal e outras unidades hospitalares da grande Lisboa, bem como a estreita colaboração estabelecida com o ACES Arco Ribeirinho de que resultou a celebração de vários protocolos de referenciação e de encaminhamento dos utentes entre as duas Instituições. Foi ainda evidenciada a qualidade dos projetos desenvolvidos com o ACES Arco Ribeirinho, apresentados ao “Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde” promovido pela Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. e que obtiveram a aprovação desta entidade e a atribuição de cofinanciamento no valor global de 650.000€, para intervenção integrada na área da saúde mental, medicina física e de reabilitação e cuidados paliativos domiciliários.

8aniversario 38aniversario 58aniversario 6

O Dr. Pedro Lopes reconheceu a intensidade de trabalho dos últimos 12 meses, enaltecendo o profissionalismo e entrega dos colaboradores do CHBM.

Constituindo os recursos humanos o principal ativo desta Organização, foram homenageados os profissionais que comemoram 20 anos de serviço no CHBM, tendo o Presidente do Conselho de Administração entregue uma pequena lembrança aos cerca de 30 colaboradores presentes, como forma de agradecimento pela sua dedicação e empenho.

Durante a sessão, assistiu-se a um momento musical com o Coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB), que animou todos os presentes. No período da tarde, realizou-se uma eucaristia no Hospital do Montijo.

8aniversario 78aniversario 88aniversario 9

Ainda no âmbito das comemorações do aniversário, até ao dia 30 de novembro, decorre uma exposição na entrada principal do Hospital de Nossa senhora do Rosário, com o tema “CHBM em renovação”, através da qual se pretende dar a conhecer os projetos em desenvolvimento na Instituição.

.