O CHBM associa-se às comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, através de uma exposição organizada pelos Serviços de Obstetrícia e Pediatria, que estará patente na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário, entre os dias 1 e 15 de agosto.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno assinala-se entre os dias 1 e 8 de agosto e tem como principais objetivos facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação, desenvolvendo iniciativas que visem promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

A Organização Mundial de Saúde e a UNICEF preconizam o aleitamento materno exclusivo desde o nascimento até aos 6 meses de idade, e a manutenção, com alimentos complementares, até aos 2 anos de idade ou mais. O leite materno é consensualmente considerado como o melhor alimento para as crianças, pelas suas características únicas, tanto nutricionais como imunológicas, sendo ainda promotor do desenvolvimento da vinculação afetiva, necessária à sua maturação neuro-comportamental.

O CHBM é um Hospital Amigo dos Bebés desde setembro de 2012, dispondo de profissionais devidamente habilitados que proporcionam às mães lactantes esclarecimentos e apoio a dúvidas que tenham durante o processo de amamentação, contribuindo assim para o sucesso do aleitamento materno. As mães que amamentam têm ao seu dispor dois Cantinhos da Amamentação no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, um no Serviço de Obstetrícia, no Piso 5, e outro no Serviço de Pediatria, no Piso 4.