Prestar os melhores cuidados aos doentes numa ótica de melhoria contínua é a grande missão do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e o propósito dos profissionais deste Centro Hospitalar. Terminado o ano de 2016 importa refletir sobre a atividade desenvolvida neste Centro Hospitalar e enaltecer o envolvimento dos profissionais desta Instituição.

Juntos na Qualidade dos Cuidados de Saúde
O Serviço de Pediatria e a Unidade de Oncologia foram acreditados pela Direção Geral da Saúde (DGS) em 2016, em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). Também o Bloco Operatório viu o seu serviço acreditado em janeiro de 2017, através do mesmo Modelo, resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos anos de 2015 e 2016, constituindo à presente data, o primeiro e único Bloco Operatório do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a obter este reconhecimento.
Em 2016 o CHBM renovou a sua certificação como “Hospital Amigo dos Bebés”, sendo uma das 16 entidades do SNS com este título. Foi também distinguido com a classificação máxima de “Excelência Clínica” nas áreas de Ortopedia (Tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur) e Cirurgia de Ambulatório, no âmbito do projeto Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS) da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Juntos na renovação de equipamentos e infra-estruturas
Em 2016 o CHBM continuou a apostar na modernização dos equipamentos e melhoria dos espaços físicos. De referir as obras de requalificação integral da Central de Esterilização, no valor de 739 mil euros e de remodelação de uma enfermaria no Hospital do Montijo, no valor de 180 mil euros. No que respeita a equipamentos salienta-se a aquisição de um eco cardiógrafo, um aparelho de RX portátil e equipamentos diversos no valor de 455 mil euros que permitiram aumentar o nível de diferenciação da Gastrenterologia e potenciar a atividade desenvolvida.

Juntos no incremento da atividade assistencial
Analisando a atividade realizada no CHBM em 2016, e tendo por comparação o ano anterior, assinala-se um crescimento em várias áreas. No internamento registaram-se 14.551 doentes saídos, mais 3.1% do que 2015. Nas consultas externas realizaram-se 48.408 primeiras consultas, mais 1.233 do que em 2015. No que diz respeito ao número total de consultas (primeiras e de seguimento), o CHBM realizou mais 4.842 consultas do que em 2015, num total de 200.975 consultas. Em 2016 de assinalar também um aumento da atividade cirúrgica, que registou 6.686 doentes operados, mais 423 do que em 2015. Na cirurgia programada houve um aumento de 12,5% na cirurgia de ambulatório e de 4,5% na cirurgia convencional.
No Serviço de Urgência Geral registaram-se 70.297 episódios, mais 6.128 do que em 2015, o que representa um acréscimo de atividade de 5% relativamente ao ano anterior.

Juntos na resposta ao período de Contingência do Inverno 2016/2017
Com o objetivo de melhorar a resposta do Serviço de Urgência tendo em consideração o aumento de afluência que habitualmente se verifica no período do inverno, o CHBM adotou várias medidas de contingência:
- Reforço das equipas médicas e de enfermagem. Na Urgência Geral mais 1 médico à 2ª feira, dia em que se regista maior afluência; mais 2 médicos de 2ª a 6ª feira entre as 14h00 e as 20h00; bem como mais um elemento de enfermagem nos turnos da manhã e tarde de 2ª a 6ª feira. Na Urgência Básica do Montijo foi alocado mais um médico de 2ª a 6ª feira entre as 12h00 e as 24h00;
- Autonomização do circuito de atendimento de doentes menos urgentes (triados com as cores “azul” ou “verde” de acordo com a Triagem e Manchester) entre as 14h00 e as 20h00, que passaram a ser observados em dois gabinetes médicos próprios. Com esta medida foi possível proporcionar melhores condições de atendimento e incremento na qualidade dos cuidados, bem como reduzir o tempo médio de espera dos doentes para observação médica;
- Aumento da lotação do serviço de Medicina Interna, para dar uma resposta mais célere aos doentes que necessitam de internamento, tendo atualmente mais 18 camas no Hospital de Nossa Senhora do Rosário (Barreiro) e 5 camas no Hospital do Montijo.

De referir ainda a abertura de uma enfermaria de contingência no Hospital do Montijo, em estreita articulação com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que recebeu os primeiros doentes a 28 de dezembro de 2016. Esta enfermaria tem como objetivo receber doentes com alta clínica, provenientes do Hospital Garcia de Orta, Centro Hospitalar de Setúbal e do próprio CHBM, referenciados e a aguardar vaga para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Esta iniciativa permitiu libertar camas para assistência a doentes agudos e dessa forma dotar as unidades hospitalares de maior capacidade de internamento.

Juntos no reforço dos Recursos Humanos
A área dos Recursos Humanos tem sido outra das apostas do CHBM, onde se registou um aumento do número de trabalhadores, que em dezembro de 2016 se cifravam em 1719, mais 110 do que no ano anterior. De referir a contratação de mais 6 médicos, 56 enfermeiros e 38 assistentes operacionais, entre outros profissionais. No que diz respeito às prestações de serviço registou-se também um aumento de 58 elementos, que em dezembro de 2016 totalizavam 80 profissionais.

JUNTOS CUIDAMOS!