campanha ppcira3campanha ppcira1campanha ppcira2

No âmbito da Campanha de Precauções Básicas de Controlo de Infeção, o Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL – PPCIRA) com a colaboração do Serviço de Pediatria, promoveu, no passado dia 24 de novembro, uma ação de sensibilização, onde, através de uma encenação “trouxe” ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo o vírus da gripe e a bactéria da salmonela.

Coincidindo com um período do ano onde há maior prevalência de infeções respiratórias e de forma a sensibilizar na prevenção de infeções cruzadas, duas profissionais do Serviço de Pediatria “incorporaram” estes dois vírus para falar de um tema sério de forma divertida.

A higiene das mãos é considerada uma das medidas mais importantes para a redução da transmissão de agentes infeciosos, como e quando se deve lavar as mãos foram alguns dos ensinamentos feitos.

A etiqueta respiratória foi a outra componente abordada com ensinamentos importantes como: cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir; utilizar um único lenço ao assoar-se e deitá-lo no lixo; tossir ou espirrar para o braço/manga.

Esta foi a primeira das várias ações a realizar até fevereiro de 2017 nas salas de espera do Hospital de Nossa Senhora do Rosário.