O Dia Mundial da Diabetes é celebrado a 14 de novembro e a equipa do hospital de dia de diabetologia do CHBM não deixou passar esta data em branco. Uma exposição onde o tema da doença é central e um rastreio aos colaboradores foram os métodos utilizados para alertar para os perigos da doença.

O rastreio teve grande adesão. Durante a hora do rastreio foram observados 55 colaboradores, 40 mulheres e 15 homens, com idades entre os 26. Do total de observações efetuadas constatou-se que 53% dos colaboradores apresentavam um peso normal e 47% excesso de peso ou obesidade. Os participantes preencheram um pequeno questionário, foi-lhes medida a glicémia e foram esclarecidos os riscos de saúde associados à diabetes, a forma de controlar a doença e a importância de a detetar precocemente.

A incidência da diabetes continua em crescimento estimando-se que um milhão de portugueses padeça esta doença, estando diretamente relacionadas com outras condições de doença como o enfarte, o acidente vascular cerebral, a cegueira, a amputação ou a insuficiência renal.

A exposição, que aprofunda um pouco mais sobre o tema, continuará patente no corredor principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário até ao dia 28 de novembro de 2016.