A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro solicitou ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) apoio médico especializado para os utentes da Unidade de Cuidados Continuados Provedor Júlio Freire, pelo que foi recentemente estabelecido um protocolo com o objetivo de formalizar a colaboração entre as duas entidades.

Este protocolo constitui uma efetiva mais-valia para a Unidade de Cuidados Continuados Provedor Júlio Freire, mas também para o CHBM, já que permitirá acautelar as deslocações dos utentes daquela Unidade ao Hospital, sendo assegurados, sempre que possível, os cuidados de saúde no local.

A melhor prestação de cuidados de saúde à população assenta necessariamente na articulação de esforços entre os hospitais e outras entidades de solidariedade social com responsabilidades na prestação de cuidados, que se complementam na mesma área geográfica.

Só assim é possível optimizar os recursos materiais e humanos disponíveis e assegurar uma boa prestação de cuidados de saúde aos utentes.