No passado dia 3 de outubro, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho e a convite da Coordenadora do Programa Nacional Prevenção de Acidentes da Direcção-Geral de Saúde (DGS), deu a conhecer o projeto “Viajar em segurança da conceção à adolescência: um projeto do Arco Ribeirinho” à Fundação MAPFRE, uma fundação espanhola.

Este projecto, que teve início no ano de 2014, foi o escolhido pela DGS para ser apresentado a esta Fundação como modelo a seguir, por ser considerado integrado e adequado, numa perspetiva de conceção do que deve ser um projeto de promoção da segurança infantil.

O ensino da segurança rodoviária começa na preparação para o parto e consolida-se na maternidade no momento da alta hospitalar, continuando na saúde infantil nestas duas instituições prestadoras de cuidados de saúde.

O projeto tem como objetivo geral: melhorar o nível de literacia em segurança rodoviária infantil e a adoção de comportamentos seguros pelas grávidas, pelos pais/responsáveis e profissionais, no transporte do bebé no automóvel, desde o momento da alta hospitalar e ao longo de toda a infância e juventude da população da área de abrangência do CHBM e do ACES Arco Ribeirinho.

A Fundação MAPFRE pretende dinamizar um projeto semelhante ao programa Português, promovido pela DGS “Bebés, Crianças e Jovens em Segurança ”, tomando o desenvolvido no CHBM como exemplo para os serviços de saúde espanhóis.

Fonte da imagem: jornalismocolaborativo.com