O HNSR EPE recebeu, no passado dia 28 de Maio, a visita do Hospital Distrital de Faro, numa comitiva composta por 4 elementos: um vogal do Conselho de Administração e 3 gestores da área hoteleira.

A segurança, nomeadamente o sistema de videovigilância, a alimentação e a limpeza foram apenas algumas das áreas de interesse para o Hospital de Faro. Para o efeito, visitaram a portaria principal, onde se encontra instalado o sistema de videovigilância, a Cozinha e o Serviço de Cardiologia, este último para ver como está organizada a limpeza nos serviços, a recolha dos resíduos hospitalares e as salas de sujos.

faro cozinha    faro limpeza
No período da tarde, puderam conhecer o novo sistema de reposição de materiais do HNSR EPE, designado por “KANBAN VIRTUAL”, cuja implementação se concluiu em Março de 2008. Este sistema, que faz parte do Projecto Integrado de Logística Hospitalar, permite fazer o registo on-line de todos os produtos consumidos, que só são considerados como tal no momento da sua utilização. Este sistema permite, ainda, uma redução substancial de materiais existentes nos armazéns periféricos e um conhecimento atempado e real das existências.

No âmbito deste projecto, o Hospital de Faro visitou o Armazém Geral do Serviço de Aprovisionamento, o Bloco de Partos e o Bloco Operatório. Visitaram, também, o Sector da Gestão de Compras do Serviço de Aprovisionamento, para conhecerem os procedimentos adoptados e perceberem a dinâmica de um Serviço que é hoje o primeiro com a Certificação pela ISO 9001:2008.

faro armazem
Antes de regressarem a Faro, houve ainda tempo para visitarem o Serviço de Obstetrícia, com o objectivo de verem o modo de funcionamento do sistema electrónico de protecção de recém-nascidos. Este sistema, implementado no Serviço de Obstetrícia do HNSR EPE desde Outubro de 2007, permite, através da aplicação duma pulseira electrónica no tornozelo do recém-nascido, detectar de forma automática e sem fios todos os movimentos do bebé.

faro obstetricia
A comitiva do Hospital de Faro foi recebida pela Dra. Vanessa Paulino, Directora do Serviço de Aprovisionamento e responsável pela Área Hoteleira, a par dos responsáveis pelo Serviço de Instalações e Equipamentos, Serviço de Nutrição e Dietética e Administrador da Área da Segurança.

No âmbito do Sistema Integrado de Logística Hospitalar, e como serviço de referência a nível nacional, o Serviço de Aprovisionamento do HNSR EPE tem recebido, nos últimos meses, a visita de vários Hospitais públicos e privados: Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, Centro Hospitalar do Baixo Alentejo, Unidade Local de Saúde do Funchal, Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Hospitais da Universidade de Coimbra e Grupo José de Mello Saúde.