


Ao abrigo de mais uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) vai investir mais de 1 milhão de euros em equipamentos informáticos. Destes fazem parte, a restruturação do Datacenter Central, já concluído; estando previsto para 2026 a criação de Datacenter para Disaster Recovery e substituição de 7 quiosques com software para gestão de filas de espera.
“No contexto atual, de crescente digitalização dos serviços e de dependência crítica das infraestruturas tecnológicas, torna-se imperativo proceder à modernização das componentes essenciais dos Sistemas de Informação nas suas diversas vertentes, de forma a garantir a eficiência, segurança e continuidade operacional”, destaca o Diretor dos Sistemas de Informação da ULSAR, Fernando Melo. “Desta forma, conseguimos garantir a implementação de soluções tecnológicas inovadoras e integradas, que garantam não só a segurança de pessoas, bens e informação, mas também a eficiência na gestão e operação dos sistemas envolvidos”.
O Datacenter constitui o núcleo vital da infraestrutura tecnológica, suportando serviços críticos, bases de dados, aplicações de negócio e comunicação institucional. A sua reestruturação visa garantir maior resiliência, capacidade de processamento, redundância, eficiência energética e segurança, alinhando-o com as orientações em matéria de cibersegurança, com as boas práticas atuais e com os requisitos técnicos das soluções mais recentes. Para assegurar a continuidade de funcionamento dos Sistemas de Informação, num eventual cenário de falha tecnológica, ataque cibernético ou desastre físico que afete o Datacenter Central, vai ser criado um Datacenter para Disaster Recovery.
Desta candidatura faz ainda parte a aquisição de 7 quiosques com software para gestão de filas de espera; o que permitirá consolidar numa mesma solução os dois sistemas atualmente em uso nos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, bem como a integração deste sistema com as demais soluções informáticas existentes na ULSAR.
O PRR é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Com um valor de investimento total de 3 milhões e 800 mil euros, esta candidatura ao PRR prevê a modernização e renovação de diversos equipamentos médicos, equipamentos informáticos e equipamento básico. A realização de investimento na aquisição destes equipamentos é fundamental para garantir que a ULSAR possa oferecer serviços de saúde eficazes e de alta qualidade, alinhados com os padrões atuais em termos de acessibilidade e qualidade assistencial, assim como a atualização das infraestruturas que integram soluções de digitalização e eficiência energética, reafirmando o compromisso com a modernização da rede hospitalar, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços de saúde e a correção de assimetrias locais.
