dia paliativos1dia paliativos2dia paliativos3

Um dia dedicado a cuidar de quem cuida, foi a premissa do Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) para comemorar, de uma forma diferente, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. No dia 10 de outubro, o auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, encheu-se profissionais de saúde da ULSAR para um dia descontraído dedicado ao autocuidado.

O sono, a sexualidade, o exercício físico, a saúde mental foram os temas que ocuparam a manhã, com palestras sobre estas temáticas que são os pilares essenciais do autocuidado em Cuidados Paliativos. A manhã terminou com um momento de humor, com Marine Antunes, que animou a sala cheia.

A tarde foi dedicada a uma componente mais prática. Começou com uma palestra sobre suplementação. Houve um workshop de culinária, em que os participantes “puseram a mão na massa”, para fazerem comida saudável. Houve ainda tempo para relaxar com uma aula de Quigong (Chikung) e uma aula de yoga, para terminar este dia de forma descontraída.

Para Ana Paula Figueiredo, Diretora do Serviço, promover um evento como este é importante “pois o bem estar e a motivação dos profissionais de saúde é geralmente relevada para um plano secundário. No entanto, há múltiplas evidências de que essa deveria ser uma preocupação de cada Instituição. Para bem cuidar é necessário que nos cuidemos e que nos cuidem. Esta é uma das bases de uma boa gestão e de liderança.” Salienta ainda que “o evento foi bem acolhido e do agrado de todos os presentes, o que muito nos congratula”.

A adesão dos profissionais da ULSAR foi grande “tivemos mais de 60 participantes”, conta Patrícia Martins, Enfermeira com funções de gestão no SICP e “é um orgulho termos esta adesão pois investir em eventos com foco no autocuidado e na medicina do estilo de vida é fundamental para garantir que os profissionais de saúde cuidem de si mesmos, promovendo saúde, bem-estar e uma prática mais eficaz e humanizada.” E termina, “foi certamente uma excelente iniciativa para celebrar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos: cuidando de quem cuida”.

O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado anualmente no segundo sábado de outubro, criado pela The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA). Nos Cuidados Paliativos, o foco está na qualidade de vida, não apenas na doença. Profissionais de saúde, doentes e famílias trabalham juntos para garantir conforto, dignidade e acolhimento em cada etapa.