


O Auditório Municipal Augusto Cabrita foi palco do 2º Encontro dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), que se realizou nos dias 7 e 8 de outubro e juntou mais de 300 participantes de todo o país.
Foram dois dias repletos de aprendizagens, partilha de conhecimentos e encontros; num evento marcado por 6 painéis, 37 palestrantes e 14 moderadores. Inteligência Artificial; Competências e Autonomia Profissional; Gestão da Qualidade; Tomografia Computorizada do Diagnóstico e Planeamento; Reabilitação Física e Nutricional; foram algumas das temáticas em destaque neste evento científico.
O II Encontro dos TSDT teve como objetivos promover a atualização científica e técnica dos profissionais, fomentar a troca de experiências entre diferentes unidades de saúde, reforçar a identidade profissional dos TSDT, discutir as tendências e desafios emergentes nas suas áreas de atuação e abordar temas essenciais relacionados com as boas práticas na Avaliação do Desempenho e a nova avaliação do SIADAP.
Para a Comissão Organizadora do 2º Encontro dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, “esta foi uma oportunidade para fortalecer a relação de todas as áreas profissionais, estimular a colaboração intra e interinstitucional, identificar áreas prioritárias para futuras formações e projetos de investigação”. E no futuro? “Pretendemos consolidar este Encontro como um espaço de referência para a valorização e desenvolvimento contínuo dos TSDT”, destacam.
A abertura do evento ficou a cargo da Diretora Clínica para a Área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, em representação do Conselho de Administração da ULSAR, Elisabete Gonçalves; e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa.