
Como expresso no Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (Regulamento n.º 392/2019): “A reabilitação, enquanto especialidade multidisciplinar, compreende um corpo de conhecimentos e procedimentos específicos que permite ajudar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas a maximizar o seu potencial funcional e independência. Os seus objetivos gerais são melhorar a função, promover a independência e a máxima satisfação da pessoa e deste modo preservar a autoestima.”
Os Núcleos de Enfermeiros de Reabilitação (NERs), promovidos pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER), constituem-se como ferramenta de excelência na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos, nomeadamente nas áreas da melhoria das boas práticas, da formação, da investigação e da assessoria na gestão.
A 29 de fevereiro de 2022 foi criado o Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação, no então Centro Hospitalar Barreiro Montijo, constituído por uma congregação de enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação, dos Hospitais do Barreiro e Montijo, com regulamento próprio, organizado e alinhado com a missão e valores da Instituição. Com a constituição da Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho (ULSAR), foi aprovado a 15 de abril de 2025 o Regulamento do Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação da ULSAR.
Atualmente, o NER da ULSAR é constituído por cerca de 64 Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação, dos quais 67% em exercício na área hospitalar e 33% em cuidados comunitários. Estes enfermeiros estão envolvidos em vários projetos de melhoria continua, com evidência de ganhos em saúde, sensíveis aos cuidados de enfermagem de reabilitação.
Na senda da melhoria contínua, o NER da ULSAR tem desenvolvido inúmeras sessões formativas para os enfermeiros, divulgado resultados dos projetos de investigação e programas que vão desde a Satisfação dos Clientes, Promoção da Saúde, Prevenção de Complicações, Bem-Estar e Autocuidado dos Clientes, Readaptação e Reeducação Funcional, Organização dos Cuidados de Enfermagem e Promoção da Inclusão Social.
Em março de 2025, o Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação da ULSAR participou 2º Conferência Nacional dos NER, tendo partilhado três projetos em desenvolvimento na ULSAR.
Os Enfermeiros de Reabilitação alicerçam as suas ações no conhecimento científico de forma criativa e sustentável, assegurando a continuidade dos cuidados no caminho da autonomia e qualidade de vida do utente.
Com o mote de caminhamos juntos, o NER da ULSAR organiza a 18 outubro 2025 um evento de promoção da saúde direcionado aos profissionais de saúde, familiares, amigos e cidadãos, para divulgar o Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação e homenagear o papel vital dos enfermeiros de reabilitação na recuperação e melhoria da qualidade de vida dos utentes.
Coordenadora do NER ULSAR, Enfª Filomena Sanches