
Dedicação. É desta forma que Jerónima Correia descreve numa única palavra a sua ligação à ULSAR e ao Serviço Nacional de Saúde. Nutricionista de profissão, iniciou funções no SNS em dezembro de 1997, no Hospital Conde do Bracial em Santiago do Cacém. Em janeiro de 2002 muda de instituição, mas sempre ligada ao SNS, iniciando funções no Hospital do Barreiro (que atualmente integra a ULSAR).
“Os meus dias nunca são iguais!”. Realiza consultas de nutrição (gravidez, diabetes e geral); personaliza dietas para os doentes internados na Psiquiatria; e avalia o risco nutricional dos doentes internados na Medicina. “A desnutrição ainda uma realidade muito prevalente nos nossos hospitais, é fundamental que seja diagnosticada o mais precocemente possível, de forma a permitir uma intervenção rápida e eficaz”.
Atualmente, é Responsável pelo Serviço de Nutrição e Alimentação, “um desafio diário, bastante distinto da vertente clínica, mas igualmente enriquecedor”. Está ainda envolvida em projetos em equipas multidisciplinares, “dando o meu contributo para uma melhor ULSAR”.
O ensino da terapia nutricional, destaca Jerónima Correia, é uma “ferramenta essencial” para melhorar a qualidade de vida dos doentes e ultrapassar barreiras associadas às doenças crónicas. “Capacitar as pessoas na tomada de decisões alimentares contribui para a redução de complicações de saúde e, de forma direta, para a diminuição da sobrecarga sobre o Serviço Nacional de Saúde”.