equipamentos oftalmologia1equipamentos oftalmologia2

Para reforçar o parque tecnológico da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) na área Oftalmológica, foram adquiridos dois novos equipamentos: um Tonómetro de sopro e um Frontofocómetro. Um investimento no valor de mais de 15 mil euros.

Estes dois aparelhos, mais modernos, substituem os que já existiam no Serviço e permitem realizar os exames que fazem parte da triagem de uma consulta de Oftalmologia. O Tonómetro permite medir a pressão intraocular do olho. Trata-se de um exame simples e indolor que permite efetuar medições rápidas e precisas. O Frontofocómetro é um instrumento destinado a medir a distância focal dos sistemas óticos centrados.

De acordo com o Dr. Paulo Rosa, Diretor do Serviço de Oftalmologia, a aquisição destes equipamentos “permite que a triagem da consulta possa ser feita simultaneamente por dois Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, em alturas de maior fluxo de doentes.”

Nos primeiros até ao mês de junho deste ano o Serviço de Oftalmologia realizou 4.826 exames, mais 67,4% face ao período homólogo. Realizou ainda 4.126 consultas médicas.