uspas tuberculose1uspas tuberculose3uspas tuberculose2

No âmbito do Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala a 24 de março, a Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (USPAS) promoveu uma campanha de sensibilização dirigida à comunidade sobre a tuberculose, reforçando a importância da prevenção, diagnóstico precoce e combate ao estigma associado à doença. As ações decorreram em todos os concelhos da Unidade local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), abrangendo diferentes públicos.

A população sénior foi um dos principais focos da campanha, com sessões de informação e sensibilização sobre a tuberculose, adaptadas à realidade deste grupo etário.

Em Alcochete, foi dada especial atenção às comunidades migrantes, através de intervenções adaptadas às suas necessidades linguísticas e culturais, garantindo um acesso equitativo à informação em saúde. Neste concelho, as atividades abrangeram também os alunos do ensino secundário, promovendo a literacia em saúde desde as faixas etárias mais jovens, com recurso a metodologias práticas, interativas e centradas na participação ativa dos estudantes.

Além das sessões de literacia em saúde foi ainda elaborado um vídeo informativo, afixados cartazes em locais estratégicos e distribuídos folhetos traduzidos em várias línguas, promovendo o acesso inclusivo à informação e o combate à desinformação. Esta campanha contou com a colaboração de estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).

Para a equipa “o sucesso desta campanha foi possível graças ao envolvimento de diversos stakeholders locais, incluindo câmaras municipais, juntas de freguesia, escolas, forças de segurança, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), farmácias e comércio local, numa abordagem colaborativa que espelha o compromisso coletivo com a saúde pública e o bem-estar de todos os cidadãos”.