apro fev25O Serviço de Aprovisionamento da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) mantem a sua certificação pela norma ISO 9001:2015, notícia que recebeu no inicio deste ano, após a auditoria de acompanhamento. Este reconhecimento, pelo sistema de "Gestão e controlo de stocks de bens, exceto medicamentos; aquisição de bens e serviços de suporte à atividade da Entidade”, foi obtido pela primeira vez em 2009. 

“A diferença assenta nos Recursos Humanos, que são uma parte importante do trabalho das lideranças. Quando eles atuam de forma integrada e colaborativa, toda a Organização beneficia com uma performance melhor, o clima organizacional é mais saudável e naturalmente que os resultados serão superiores”, destaca a Diretora do Serviço de Aprovisionamento, Vanessa Ramos Paulino. “Temos apostado no fortalecimento da equipa, mantendo o princípio da formação em serviço como regra sempre presente para que a comunicação na equipa flua e, dessa forma, todos conheçamos com clareza o caminho a seguir, pois a aprendizagem é a melhor ferramenta para a criação de uma equipa forte e empenhada”.

O Serviço de Aprovisionamento da ULSAR foi o primeiro do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a obter esta certificação e o segundo a implementar o modelo e-kanban. Este modelo logístico foi implementado em 2007 no então Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, tendo sido alargado para o Hospital do Montijo em 2009 (aquando da criação do Centro Hospitalar Barreiro Montijo) e em 2024 para as Unidades dos Cuidados de Saúde Primários (aquando da criação da ULSAR).

O sistema e-kanban veio permitir uma maior eficiência na gestão de stocks e consumos, pois todos os produtos consumidos nos serviços são registados online, através de um terminal móvel. A informação é recebida no armazém, que repõe a quantidade de material necessária nos serviços, com base nos níveis acordados.

“O lema da equipa tem sido sempre manter a mente aberta em relação aos crescentes desafios diários que se colocam até na perspetiva do crescimento da organização, tornando-se numa verdadeira vantagem competitiva onde a aposta é na atitude de permanente dedicação e envolvimento”, conclui Vanessa Ramos Paulino.

Para o Conselho de Administração, “este é o reconhecimento do excelente trabalho de toda a equipa do Serviço de Aprovisionamento e naturalmente da liderança de uma Diretora que fez e faz toda a diferença na gestão dos desafios que o serviço enfrenta diariamente”, destaca a Presidente Teresa Carneiro.