videoconsultas 25Os utentes sem médico de família inscritos nas Unidades do Barreiro e do Montijo vão ter acesso a videoconsultas de Medicina Geral e Familiar, já a partir desta semana. Na UCSP Barreiro existem cerca de 21.700 mil utentes sem médico de família, num universo de 23 mil utentes. Por seu turno, na UCSP do Montijo estão inscritos perto de 24.800 mil utentes, sendo que quase 18 mil não têm médico atribuído.

“Este projeto inovador na ULSAR teve início em novembro de 2024 na Unidade Baixa da Banheira, com o objetivo de reforçar o acesso dos utentes a cuidados de saúde, sobretudo aos utentes que ainda não têm médico de família atribuído”, explica Rogério Dinis, Responsável pela área de Gestão dos Cuidados de Saúde Primários da ULSAR.

Estas consultas vão decorrer todos os dias úteis, entre as 14h00 e as 20h00, de forma presencial para os utentes, com recurso a médicos que se encontram à distância. O projeto prevê a disponibilização de 17 consultas diariamente em cada uma das Unidades. Previamente à consulta médica, todos os utentes terão acesso a uma consulta presencial de enfermagem. Contam, igualmente, com o apoio presencial e encaminhamento dedicado de Assistente Técnico e Assistente Operacional.

“Depois do sucesso deste projeto na Unidade da Baixa da Banheira, foi para nós uma decisão óbvia alargar este modelo a outras unidades da nossa área de abrangência, onde existe falta de médicos de família, problema que é transversal em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo”, enfatiza a Diretora Clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários da ULSAR, Anabela Ribeiro.

Recorde-se que o projeto de videoconsultas na Unidade da Baixa da Banheira teve inicio no dia 25 de novembro de 2024, tendo até ao final de dezembro realizado 609 consultas neste modelo.