O Cancro, Tumor ou Neoplasia Maligna são sinónimos utilizados para denominar um vasto conjunto de doenças caracterizadas por um crescimento anormal e descontrolado das células. Existem milhões de pessoas que vivem com o diagnóstico de cancro, no mundo inteiro, independentemente da sua raça, sexo, idade, passado cultural ou situação económica. De acordo com os dados do GLOBOCAN (Global Cancer Observatory), em 2022 houve em todo o mundo 19.976.499 casos de cancro e 9.743.832 mortes por cancro. Portugal teve no mesmo período 69.567 casos e 33.762 mortes.
As causas de cancro são variadas e muitas vezes não conseguimos atribuir uma causa. Os cancros podem resultar de uma Mutação Genética Herdada ou Adquirida, causada pelo tabaco, vírus, exposição excessiva a raios ultravioleta ou substâncias químicas; de fatores de risco relacionados com o Estilo de Vida (dieta alimentar, álcool, tabaco, falta de atividade física, exposição ao sol, práticas sexuais) e com Factores Ambientais (exposição a agentes cancerígenos). Sabe-se que, 75 a 80% da maior parte dos cancros são causados por factores associados ao estilo de vida e 40% dos cancros podem ser evitados com mudanças no estilo de vida.
A adoção de estilos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada, o exercício físico, uma boa higiene de sono, tempo de lazer e convívio social, promovem o bem-estar geral, a saúde física e mental, e diminuem o risco de desenvolver qualquer doença, em particular o cancro.
O Código Europeu Contra o Cancro identifica 12 formas de reduzir o risco de cancro
1. Não fume qualquer forma de tabaco.
2. Faça da sua casa uma casa sem fumo e apoie as regras antitabágicas no seu local de trabalho.
3. Tome medidas para ter um peso saudável.
4. Mantenha-se fisicamente ativo no dia a dia e limite o tempo que passa sentado.
• Pratique, pelo menos, 30 minutos de algum tipo de exercício físico, como caminhadas na rua, na praia ou andar de bicicleta.
5. Tenha uma dieta saudável, variada e equilibrada.
• Coma bastantes cereais integrais, leguminosas, vegetais e frutas.
• Limite os alimentos muito calóricos (com muito açúcar ou gordura) e evite as bebidas açucaradas.
• Evite as carnes processadas (enchidos, carnes fumadas, etc.) e as carnes vermelhas. Prefira as carnes brancas (aves, coelho) e o peixe. Os peixes gordos (sardinha, cavala, salmão) são fontes de ómega-3, que protegem contra o cancro.
• Evite os alimentos com elevado teor de sal (alimentos pré-confeccionados) e utilize ervas aromáticas e especiarias para temperar os seus pratos.
• Tenha especial atenção à preparação dos alimentos e não consuma alimentos total ou parcialmente queimados.
• Não reutilize as gorduras. Use pouca gordura na confeção de alimentos e prefira azeite.
• Leia os rótulos dos alimentos.
6. Se consumir álcool, limite o seu consumo. Prefira água.
7. Evite a exposição excessiva ao sol, especialmente para as crianças. Use protetor solar e não use solários.
8. No seu local de trabalho, proteja-se de substâncias cancerígenas, seguindo as instruções de segurança e saúde.
9. Verifique se está exposto a radiação derivada de altos níveis de rádon natural em casa e tome medidas para reduzir os níveis elevados de rádon.
10. Para as mulheres: a amamentação reduz o risco de cancro da mama, pelo que, se puder, amamente o seu bebé. Alguma terapêutica hormonal de substituição (THS) aumenta o risco de determinados cancros, pelo que o seu recurso deve ser limitado.
11. Assegure-se de que os seus filhos estão vacinados contra: Hepatite B (para recém-nascidos) e Vírus do Papiloma Humano (HPV).
12. Participe em programas organizados de rastreio do cancro para:
• Cancro colo-retal (homens e mulheres);
• Cancro da mama (mulheres);
• Cancro do colo do útero (mulheres).