A equipa multidisciplinar de Senologia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) juntou no mesmo espaço, profissionais de saúde, utentes e familiares, para conversarem sobre o cancro da mama. “Risco familiar no cancro da mama” foi a temática escolhida, num encontro que decorreu no dia 4 de dezembro, no auditório da ULSAR, e contou com a presença de mais de 80 participantes, entre profissionais, utentes e familiares.
As intervenções ficaram a cargo de dois profissionais da Clínica de Risco Familiar do IPO de Lisboa, Dr. Magno Sousa Gomes e Enf.ª Paula Rodrigues, que abordaram, respetivamente, o "Risco familiar no Cancro da Mama" e a "Consulta em Risco Familiar e suas orientações específicas". No seguimento das apresentações, houve lugar a debate e, ainda, a testemunhos de doentes presentes na sala.
Para a Dra. Lurdes Ramalho, Responsável da Unidade de Senologia da ULSAR, este encontro revestiu-se de extrema importância por abordar um tema que está na ordem do dia. “Cada vez se realizam mais testes genéticos e a sua interpretação em Consulta de Risco Familiar, com a supervisão de médicos de Genética Médica, é fundamental, pela ansiedade e dúvidas que os resultados podem desencadear nos doentes e seus familiares”, destaca.