A UCC Barreiro, mais concretamente a equipa de Saúde Escolar, realizou nos dias 26 e 27 de novembro, sessões de educação para a saúde, para todos os alunos do 3º ano da Escola Básica da Telha Nova, do Agrupamento de Escolas de Santo André.
“Afetos e sexualidade” foi a temática que serviu de ponto de partida para abordar vários conceitos junto de cerca de 120 crianças, como as emoções e os sentimentos, o respeito e o consentimento, bem como as diferenças no corpo humano.
Estas sessões estão integradas no projeto PES – Promoção e Educação para a Saúde na Escola, que contém uma metodologia que percorre todos os passos do processo de planeamento em saúde, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário, por profissionais de saúde e de educação, assim como entidades parceiras.
A Saúde Escolar apoia as escolas e contribui na formação e educação para os afetos e a sexualidade, da comunidade educativa. A Saúde Escolar tem como finalidade “Contribuir para mais saúde, mais educação, mais equidade e maior participação e responsabilização de todos/as com o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e jovens.” (DGS-PNSE, 2015, p.20). E, tem como objetivos:
· Promover estilos de vida saudável e elevar o nível de literacia para a saúde da comunidade educativa;
· Contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente escolar e para a minimização dos riscos para a saúde;
· Promover a saúde, prevenir a doença da comunidade educativa e reduzir o impacto dos problemas de saúde no desempenho escolar dos/as alunos/as;
· Estabelecer parcerias para a qualificação profissional, a investigação e a inovação em promoção e educação para a saúde em meio escolar.
Assenta na adaptação de todos os determinantes de saúde às caraterísticas da comunidade educativa, a nível individual e coletivo que se relacionam e articulam em 6 eixos estratégicos, sendo os 3 primeiros nucleares (DGS-PNSE, 2015):
Eixo 1. Capacitação;
Eixo 2. Ambiente escolar e saúde;
Eixo 3. Condições de saúde;
Eixo 4. Qualidade e Inovação;
Eixo 5. Formação e investigação em Saúde Escolar;
Eixo 6. Parcerias.
Foi no âmbito da capacitação da comunidade educativa e para a adoção de estilos de vida saudável, na área de intervenção Educação para os afetos e a sexualidade, que se desenvolveram estas sessões. As outras áreas de intervenção, no eixo da Capacitação são a Saúde mental e competências socioemocionais - Alimentação saudável e atividade física - Higiene corporal e saúde oral - Hábitos de sono e repouso - Educação postural - Prevenção do consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, bem como de comportamentos aditivos sem substância.
Helena Pedrosa, enfermeira da Saúde Escolar da UCC Barreiro