expo museu desporto1expo museu desporto2expo museu desporto3

“As Mulheres na Imprensa Desportiva” é o nome da exposição que está patente, até ao dia 31 de julho, na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho. Mostra gentilmente cedida pelo Museu Nacional do Desporto / Instituto Português do Desporto e Juventude.

A exposição “As Mulheres na Imprensa Desportiva” é uma apresentação cronológica do que diz a imprensa portuguesa sobre a participação feminina no desporto, com início nos finais do século XIX até à atualidade. Sabia que, a primeira participação feminina portuguesa nos Jogos Olímpicos só ocorreu em 1952, na modalidade de ginástica? E que a maratona foi vedada às mulheres até 1984, tendo a atleta Rosa Mota ganho a medalha de ouro na segunda edição, em Seul 1988? Estas são apenas algumas das curiosidades que pode encontrar nesta mostra do Museu Nacional do Desporto.

Composta por 20 painéis, a exposição é constituída pelos seguintes núcleos: A mulher nos Jogos Olímpicos. Da Antiguidade à Era Moderna; Em Portugal, por volta de 1900; As primeiras décadas do século XX; A década de 1920. Novas mentalidades; As décadas de 1930 e 1940. O despertar para a cultura física e o desporto; Na década de 1950 ...; Décadas de 1980 e 1990: a chegada ao topo; 2000 ... Igualdade de género na imprensa?

O Museu Nacional do Desporto expõe testemunhos da história e cultura do desporto, e do seu desenvolvimento material e científico. Através do programa de itinerância «Museu Fora de Portas», promove o património desportivo nacional, oferecendo a possibilidade de se realizarem exposições noutras entidades. “As mulheres na Imprensa Desportiva” é uma dessas exposições. Para ver, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário - Barreiro até ao final do mês de julho.