visita stop infecao1visita stop infecao2visita stop infecao3

No dia 22 de maio, a Equipa de Governança do Projeto Stop Infeção Hospitalar 2.0. visitou a Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho, tendo sido recebida pelo Conselho de Administração e pela Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (UL-PPCIRA).

A visita teve inicio com uma reunião prévia no auditório da ULSAR, onde estiveram ainda presentes os responsáveis e outros profissionais dos serviços que integram este projeto: Anestesiologia, Bloco Operatório, Cirurgia Geral, Medicina Interna, Ortopedia e Unidade de Cuidados Intensivos. Nesta reunião foram apresentados os resultados conseguidos pela ULSAR nesta fase intermédia de implementação do Projeto, principais sucessos e aspetos em melhoria. Seguiu-se a visita aos serviços participantes, para que os membros da governança nacional se pudessem inteirar, no local e em diálogo com os profissionais de cada serviço, das realizações já consolidadas e das tarefas em curso.

Esta visita teve como principais objetivos o apoio ao compromisso de liderança e motivação das equipas, a análise conjunta de indicadores de processo e resultado, e a visita aos serviços piloto. Nesta visita procedeu-se à avaliação da implementação do Treino Padronizado das intervenções dos feixes; do Quadro Kamishibai (gestão visual de dados), reuniões de segurança, rondas de liderança e discussão de ideias de mudança com recurso a metodologia PDSA. Foram ainda planeados os próximos passos e planos de ação, considerando os pontos fortes e oportunidades de melhoria identificados.
visita stop infecao4visita stop infecao5visita stop infecao6

Na reunião final, a equipa de auditoria manifestou-se agradada com o percurso já realizado na ULSAR, tendo o Conselho de Administração agradecido publicamente a todos os profissionais diretamente envolvidos no projeto, nomeadamente à equipa de coordenação local, o esforço e empenhamento demostrado na melhoria dos indicadores relacionados com a prevenção das infeções hospitalares, sinónimo da melhoria da qualidade da atividade clínica desenvolvida.

Recorde-se que este Projeto Stop Infeção Hospitalar 2.0 está a decorrer na ULSAR, tendo como objetivo reduzir em 50%, no prazo de dois anos (até ao final de 2025), o número das principais infeções hospitalares, ou seja, a pneumonia associada à intubação traqueal, a infeção da corrente sanguínea relacionada com o cateter venoso central, a infeção urinária associada ao cateter vesical (algália) e a infeção do local cirúrgico.

Na ULSAR este projeto está a ser desenvolvido numa dupla vertente: a prevenção das infeções e o apoio aos novos hospitais participantes, numa ação de mentoria, devido aos resultados alcançados na primeira fase do Stop Infeção.

O Projeto Stop Infeção Hospitalar 2.0. é uma iniciativa nacional coordenada pelo Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e da Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) na Direção-Geral da Saúde, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Institute for Healthcare Improvement de Boston.