hospital da brincadeira3hospital da brincadeira1hospital da brincadeira2

No dia 1 de junho, a Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) abriu as portas do Hospital da Brincadeira, para uma manhã muito animada, que juntou cerca de 50 crianças, tornando o Dia Mundial da Criança inesquecível.

A ida ao médico ou ao hospital pode não ser um momento fácil para as crianças. Com o objetivo de dissipar alguns medos e desmistificar uma ida ao hospital, a ULSAR convidou os filhos dos funcionários, até aos 12 anos, a trazerem os seus bonecos doentes para serem tratados no “Hospital da Brincadeira”.

Entrando neste “jogo de faz de conta”, estes “utentes” muito especiais foram vistos na triagem, onde receberam uma pulseira colorida em função da gravidade da situação, e depois observados nos gabinetes de consulta por alunos de enfermagem e médicos internos. Dores de barriga, febre, fraturas foram algumas das queixas apresentadas!

hospital da brincadeira4hospital da brincadeira5hospital da brincadeira6

Para tratar os seus bonecos preferidos, as crianças foram encaminhadas para as várias especialidades existentes neste “Hospital da Brincadeira”. Fizeram análises, RX, foram operados no Bloco Operatório e até tratamentos de Fisioterapia receberam. Antes de terem alta, passaram na Nutrição onde receberam conselhos sobre alimentação saudável.

Noutro espaço, a equipa da VMER atuou ainda nas situações mais emergentes, fazendo Suporte Básico de Vida a estes “utentes” especiais. Os filhos dos funcionários tiveram ainda oportunidade de visitar a viatura usada por estes profissionais.

hospital da brincadeira7hospital da brincadeira8hospital da brincadeira9

O “Hospital da Brincadeira” é uma iniciativa que está integrada no projeto “Brincando & Aprendendo” que realiza, ao longo do ano, várias atividades lúdico-pedagógicas para os filhos dos colaboradores da ULSAR, como forma de valorizar o trabalho diário dos profissionais, o seu esforço e dedicação, oferecendo momentos educativos e divertidos para os seus filhos.