MGF1 siteMGF2 site

A Mutilação Genital Feminina (MGF) foi o foco de mais uma formação dirigida a profissionais de saúde, desta vez da Unidade de Saúde Familiar Aldegalega, no mês de abril. A ação foi promovida por Diana Chaves e Lina Bernyk, ambas pertencentes a um grupo de profissionais dos Cuidados de Saúde Primários da ULSAR, pós-graduadas em Saúde Sexual e Reprodutiva: Mutilação Sexual Feminina. A ação incluiu-se num ciclo formativo que tem vindo a ser desenvolvido desde 2019.

A ocasião serviu para a “partilha de conhecimentos e experiências relativas a esta prática tradicional nefasta e o seu impacto devastador na saúde das meninas/mulheres”, refere a enfermeira Diana Chaves, a exercer funções na Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (USPAS).

De acordo com a Direção Geral da Saúde - Atualização dos Registos de Mutilação Genital Feminina (MGF), referente ao ano de 2023, na plataforma Registo de Saúde Eletrónico (RSE) foram notificados 223 casos de MGF, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, com maior registo nos Cuidados Hospitalares (78%) e nos Cuidados de Saúde Primários (22%). Desta monitorização verifica-se uma predominância de casos realizados na Guiné Bissau (67,3%), na Guiné Conacri (26,5%) e Senegal (3,1%).  Do total de casos registados, as mutilações mais comuns foram do tipo I (remoção parcial ou total do clítoris e/ou do prepúcio - clitoridectomia) e do tipo II (remoção parcial ou total do clítoris e dos pequenos lábios com ou sem excisão dos grandes lábios).

Na área geodemográfica abrangida pela ULSAR, em 2023, foram notificados 8 casos (3,6%) no então Centro Hospitalar Barreiro Montijo e 5 casos (2,2%) nas unidades de cuidados de saúde primários da freguesia da Baixa da Banheira. É por este motivo que o grupo de profissionais ligados à MGF “continua a apostar num olhar atento por parte dos profissionais de saúde para a prevenção, identificação e referenciação de meninas/mulheres em risco ou submetidas a MGF, de modo a assegurar uma intervenção local e integrada através de uma rede de parcerias que conduzam à erradicação da prática”.
.