


Os Serviços de Pediatria das Unidades Locais de Saúde (ULS) da Península de Setúbal juntaram-se, novamente, para a 2ª edição das Jornadas de Pediatria da Península de Setúbal, que aconteceram nos dias 19 e 20 de novembro, no Fórum Cultural de Alcochete. Um encontro que juntou mais de 150 profissionais da área de saúde infantil, dos cuidados de saúde primários e hospitalares.
Organizadas pelo Serviço de Pediatria da ULS Arco Ribeirinho (ULSAR), em parceria com os Serviços de Pediatria da ULS Almada-Seixal (ULSAS) e ULS Arrábida (ULSA), as Jornadas tiveram como mote “Desafios e Inovação em Saúde Infantil”, tendo abordado diversos temas: Antes da doença cardiovascular: Intervenção nos fatores de risco; Diabetes Mellitus no novo milénio; "Breves", com temáticas rápidas de diferentes áreas; Ser prematuro; Neurodesenvolvimento fora de portas; e Desafios na adolescência.



Foram apresentados cerca de 30 trabalhos sob a forma de comunicações orais e pósteres, destacando-se a sua elevada qualidade. O encerramento das Jornadas contou com a participação do “Movimento DansasAparte”, um projeto de dança inclusiva da CERCIMA. No dia 21 de novembro aconteceu ainda o Curso Pós-Jornadas, no Hospital de Nossa Senhora do Rosário, sobre fluidoterapia com simulação de casos clínicos.
Para a Comissão Organizadora da ULSAR as Jornadas foram “um verdadeiro sucesso refletindo o empenho e união entre os serviços envolvidos. Ao longo destes dias, partilhámos experiências, conhecimento e boas práticas, que reforçaram não só a qualidade do nosso trabalho, mas também o espírito de colaboração que nos caracteriza”.
No próximo ano, e dando continuidade a esta pareceria, as 3ª Jornadas de Pediatria da Península de Setúbal serão organizadas pela ULSA, em Setúbal.
