enfermeiros artigo quedas

Enf.ª Maria Isabel Silva, Enf.º Nuno Silva, Enf.º Manuel Gonçalves, Enf.ª Sandra Saias


As quedas são a segunda principal causa de morte por lesões acidentais no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS,2021), cerca de 684.000 pessoas morrem por ano devido a quedas, a maioria são pessoas com mais de 60 anos e estima-se que 37,3 milhões de quedas exigem atenção médica anualmente.

artigo quedas imagem2O que são quedas?
É um movimento não planeado do doente para o solo, ou de um plano para outro. Uma queda ocorre quando uma pessoa cai inadvertidamente no pavimento ou para um nível mais baixo, com ou sem lesão (OMS, 2006).

Envolva quem está à sua volta
A prevenção de quedas é uma responsabilidade partilhada. Familiares, cuidadores e profissionais de saúde podem adaptar os ambientes, estar atentos às dificuldades da pessoa e promover a autonomia com segurança.

A boa notícia? A maioria das quedas pode ser evitada!
Como prevenir quedas em casa:
artigo quedas imagem3
  • Mantenha a casa bem iluminada, especialmente corredores e escadas.
  • Fixe os tapetes ou retire-os, e evite fios soltos pelo chão.
  • Instale barras de apoio na casa de banho e junto a degraus.
  • Use calçado fechado, confortável e antiderrapante.
  • Cuide da sua saúde:
    - Faça exames de visão regularmente;
    - Pratique exercício físico leve para fortalecer músculos e melhorar o equilíbrio, como por exemplo caminhada ou hidroginástica;
    - Converse com o seu médico sobre os seus medicamentos, especialmente se sentir tonturas.

artigo quedas quadro

No Hospital?

As quedas também são frequentes em meio hospitalar. Os doentes hospitalizados têm um maior risco de queda comparativamente às pessoas que estão na comunidade, tornando-se o incidente de segurança mais reportado, especialmente em serviços com doentes mais frágeis, de acordo com que o demonstra a investigação. (Barros & Ribeiro, 2024*)

Nos últimos 4 anos registou-se uma diminuição consistente da taxa de incidência de quedas, sendo que em 2024 se registou o valor absoluto de 119 quedas em 11748 doentes internados. Estes resultados surgem de uma intervenção dos profissionais de saúde na prevenção de quedas, mantida de modo organizado desde 2001 até hoje.




Como prevenimos as quedas na ULSAR?

Avalia-se o risco de queda a todos os doentes internados, logo na admissão e os doentes com risco elevado são identificados com sinalização específica (pulseiras e sinalética) e são implementadas as Precauções Básicas para a prevenção de queda a todos os doentes.
  • Promove-se um ambiente seguro no espaço do doente:artigo quedas imagem1
    - Livre de obstáculos;
    - Iluminação adequada;
    - Piso seco e não escorregadio;
    - Utilização de grades de proteção e regulação de altura nas camas e macas;
    - Existência de barras de apoio nas instalações sanitárias e duches.
  • Sensibiliza-se o doente e família para pedir ajuda se não conseguir levantar-se ou andar sozinho.
  • Garante-se que a deslocação do doente na Unidade de Saúde é sempre em cadeira de rodas/maca/cama com grades de proteção e acompanhado.
  • Asseguram-se cuidados especializados em Enfermagem de Reabilitação, incentivando a alimentação saudável, o exercício físico e o apoio emocional favorecendo a recuperação dos doentes.
  • Promove-se uma cultura de segurança com notificação dos incidentes de Queda do Doente e a monitorização do indicador Taxa de Incidência de Queda.
  • Analisam-se os incidentes de queda e reveem-se os processos, para identificação de medidas para diminuição do risco e promoção da segurança.
  • Documenta-se a intervenção clínica na prevenção e na ocorrência de queda.
  • Mantém-se a formação contínua dos enfermeiros sobre prevenção e intervenção na queda.
*Barros, J. & Ribeiro, L. (2024), Prevenção e Gestão de Quedas em Contexto Hospitalar: Desafios e Estratégias de Cuidados Integrados. ENFERMAGEM CONTEMPORÂNEA: NOVOS DESAFIOS, INTEGRAÇÃO DE CUIDADOS E PERCURSO ASSISTENCIAL (Vol. 1, pp. 146-162). Editora Científica Digital.