dia saudemental1dia saude mental2dia saude mental3

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde Mental, o Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) realizou mais um Encontro, no dia 10 de outubro.

Numa manhã dedicada ao tema das “Adições”, o Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro reuniu vários participantes, entre profissionais de saúde, utentes, parceiros da comunidade, entre outros. Drogas permitidas; Adições sem substância; O problema do alcoolismo hoje; Visão psiquiátrica das adições, foram os temas abordados pelos palestrantes, para reflexão de todos os presentes. Este Encontro ficou, ainda, marcado pela presença dos “Alcoólicos Anónimos”, com informações úteis sobre a ajuda que oferecem, havendo ainda espaço para um testemunho na primeira pessoa.

“O tema das adições é bastante pertinente e atual, num contexto em que se verificam novas formas de dependência e em que o consumo de substâncias continua a ter um forte impacto individual, familiar e social”, destaca a Diretora do CRI de Saúde Mental da ULSAR, Glaúcia Lima. “Trazer esta discussão para o espaço público é essencial para reduzir o estigma, sensibilizar a comunidade e valorizar o papel da prevenção e do acompanhamento especializado”.

A abertura deste Encontro ficou a cargo da Diretora do CRI de Saúde Mental, Gláucia Lima, da Presidente da ULSAR, Ana Teresa Xavier, e do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa.

Para a Diretora do CRI de Saúde Mental, Gláucia Lima, este Encontro teve como objetivo aprofundar a reflexão sobre um problema de saúde pública crescente e promover o diálogo entre profissionais, utentes e comunidade, reforçando a importância da prevenção e do tratamento das adições. “Estes encontros são fundamentais porque permitem partilhar conhecimento científico, experiências práticas e estratégias de intervenção, criando uma rede mais sólida de apoio e colaboração entre todos os que trabalham diariamente no terreno da saúde mental”, conclui.

“Dentro dos serviços do hospital, a Psiquiatria é uma das especialidades que sempre teve uma interceção muito importante na comunidade. Interferem sobre uma área de mais de 200 mil habitantes, mas têm conseguido dar resposta, pois são muito exigentes e nós só temos que agradecer ter um grupo profissional desta natureza que colabora tanto connosco e está ao serviço da população”, destacou no seu discurso a Presidente da ULSAR, Ana Teresa Xavier.