Cerca de 235 mil utentes. Mais de 1 milhão de consultas. Quase 4 mil utentes operados em cirurgia de ambulatório. Doentes oncológicos sem lista de espera para cirurgia. Situação financeira regularizada. Estes são apenas alguns dos destaques deste primeiro ano de atividade da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR).

A ULSAR foi criada no dia 1 de janeiro de 2024, integrando as unidades de cuidados de saúde primários e hospitalares dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo. Dá resposta a 235.155 utentes.

Nos Cuidados de Saúde Primários, que integram 22 Unidades Funcionais, realizaram-se cerca de 576 mil consultas médicas e mais de 306 mil consultas de enfermagem; às quais acrescem 20.500 mil consultas não médicas. Nos Cuidados de Saúde Hospitalares, dos quais fazem parte o Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro e o Hospital do Montijo, realizaram-se mais de 164 mil consultas médicas e mais de 87 mil consultas de enfermagem. A estas, juntam-se ainda 10 mil consultas não médicas.

Mas há mais a destacar. Foram cerca de 13 mil doentes internados e quase 600 doentes em hospitalização domiciliária, numa área onde a ULSAR tem vindo a apostar. Mais de 7.500 doentes operados, com destaque para os utentes intervencionados em cirurgia de ambulatório, que já ultrapassam os utentes operados em cirurgia convencionada (3.888 e 2.405, respetivamente). Quase 29 mil sessões de hospital de dia. E, apesar de todos os constrangimentos registados, não só na ULSAR como em toda a região de Lisboa e Vale do Tejo, registamos ainda 1.362 partos.

Esta atividade resulta do esforço e dedicação de uma equipa que, apesar da mudança, entendeu este desafio como uma oportunidade. Perto de 2.400 colaboradores que ao longo do ano de 2024, através do seu trabalho e competência, contribuíram para estes resultados!

2024 fica ainda marcado por outras boas notícias! Terminámos o ano sem lista de inscritos para cirurgia oncológica fora dos Tempos Máximos de Resposta Garantidos (TMRG), resultado que traduz um forte empenho de todos os serviços da área cirúrgica, bem como das suas equipas.

Do ponto de vista financeiro, a ULSAR encerra 2024 com a sua situação regularizada, sendo este o primeiro ano em que o saldo dos pagamentos em atraso está totalmente regularizado, por força de um reforço financeiro extraordinário no final do ano.

Juntos cuidamos!