Um ano depois da criação da equipa dedicada no Serviço de Urgência Geral da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) é tempo de fazer um balanço. No dia 22 de janeiro de 2024 foi criada uma equipa médica dedicada ao Serviço de Urgência, que assegura a atividade assistencial na área do internamento (Sala de Observações /SO e Unidade de Internamento Polivalente de Agudos/UIPA) e a gestão da área do ambulatório, sendo complementada por equipas de outras especialidades escaladas rotativamente.
Acompanhámos a manhã agitada desta equipa, sempre focada naquilo que é a sua missão: abordagem do doente urgente e emergente sustentado numa prática clínica orientada às suas especificidades, realizada de forma contínua. A campainha toca é hora de ver quem precisa de auxílio na Sala de Reanimação. Estabilizado o doente, a atividade continua, desta feita na UIPA, onde é tempo de avaliar os doentes aqui internados.
“O balanço do primeiro ano de atividade não podia ser mais positivo, num ano que ficou caracterizado pelo maior número de admissões em internamento, mas também no maior número de altas para o exterior, diminuição da demora média e diminuição da mortalidade em cerca de 40%”, destaca Vasco Firmino, Diretor do Serviço de Urgência Geral. “Estamos no caminho certo!”.
Esta equipa médica dedicada permitiu, ainda, melhorar o apoio aos balcões gerais, diminuir o tempo de permanência dos doentes na área de ambulatório, melhorar a satisfação dos doentes/familiares, bem como dos profissionais; melhorar a capacidade de resposta mais dirigida e adaptada às necessidades e características dos doentes.
E o futuro Dr. Vasco? “Gostaríamos de otimizar este modelo através do aumento da equipa, tornando-o possível em todos os dias úteis da semana”. Atualmente, a equipa dedicada é constituída por 5 a 6 médicos e funciona das 9h00 às 17h00 de 2ª a 4ª feira; e 24 horas às 5ª feiras. “Apesar dos recursos disponíveis no nosso hospital não permitirem a formação de equipas dedicadas 24 horas por dia, o modelo misto implementado mostrou benefícios na atividade assistencial, na resposta às necessidades quotidianas e na satisfação global.