Os cuidadores informais são um dos grupos alvo desta Unidade, no espetro da sua intervenção comunitária e no âmbito da Equipa de Cuidados Continuados Integrados. Esta equipa implementa diariamente medidas educacionais, de suporte emocional, psicológico e social, que visam a capacitação destes cuidadores no seu domicílio, para uma prestação de cuidados segura e eficaz.
Neste sentido, e com o apoio da Junta de Freguesia de Alcochete, a equipa de enfermagem assinalou este dia especial com a oferta de um girassol a cada um dos cuidadores informais que são alvo da sua intervenção quotidiana. O girassol foi escolhido como elemento simbólico pela sua relação estreita com o sol. Assim como a luz solar “alimenta” o girassol, também o cuidador é fonte de luz e vida para a pessoa cuidada.
De acordo com a sabedoria popular, a flor de girassol significa felicidade. Os tons amarelos e quentes das suas pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol. A cada flor oferecida juntou-se um cartão com uma pequena mensagem de reconhecimento e agradecimento face ao excelente trabalho vital que os cuidadores desempenham, e que é muitas vezes invisível aos olhos da sociedade em geral.
Existem, em Portugal, milhares de cuidadores informais, estes têm um papel social de enorme relevo, pois garantem a satisfação de necessidades de vida básicas, sendo um importante pilar no apoio emocional e na prestação de cuidados diários, contribuindo para o bem-estar, segurança e conforto da pessoa dependente em casa.
O crescente envelhecimento populacional inerente ao aumento da esperança média de vida e baixas taxas de natalidade, mostram-nos que o domicílio representa, sem dúvida, um contexto de eleição para a prestação de cuidados de saúde, contudo, só é possível em estreita parceria com esta importante figura, o Cuidador Informal.