cri saudementalO Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) foi um dos serviços selecionados para criação de um Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Saúde Mental, ao abrigo Portaria n.º 73/2024 de 29 de fevereiro, que identificou 15 serviços de saúde mental a nível nacional, para desenvolvimento de projetos piloto, com a duração de 10 meses. De referir que, o projeto na ULSAR já está implementado e a funcionar desde junho último.

Hoje, Dia Mundial da Saúde Mental, é data para celebrar esta escolha por parte da Comissão Nacional de Políticas de Saúde Mental. “A seleção do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSAR para integrar este projeto é indicativo da robustez e prestígio que esta equipa vem demonstrando através da inovação, diferenciação técnico-científica e aproximação às necessidades da comunidade em que se insere”, enfatiza a Diretora do Departamento, Gláucia Lima.

O Centro de Responsabilidade Integrado de Saúde Mental é uma estrutura orgânica de gestão intermédia que visa potenciar a prestação de cuidados de saúde, melhorando a acessibilidade e a qualidade dos serviços prestados, aumentando a produtividade, eficácia e eficiência dos recursos aplicados, contribuindo para maior satisfação dos doentes e dos profissionais. É constituído por uma equipa multidisciplinar que integra médicos, enfermeiros, técnicos auxiliares de saúde, assistentes técnicos, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogos e administrador hospitalar, num total de 64 elementos.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, cujo tema é a Saúde Mental no Trabalho, “é de salientar que o sucesso das organizações depende do bem-estar e satisfação dos colaboradores, essencial para uma prestação de cuidados adequada. Acreditamos, por isso, que esta nova forma de organização trará satisfação acrescida à equipa, que se refletirá nos cuidados de saúde a prestar”, destaca Gláucia Lima.