“Japão, Uma terra de poetas” é o nome da exposição que está patente na Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), gentilmente cedida pela Fundação Oriente, e que pode ser visitada até ao próximo dia 15 de setembro, na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro.

Da autoria de Catarina Quintas, esta mostra é um conjunto de 18 obras de pintura a aguarela e guache sobre papel, que foram apresentadas no Museu do Oriente, em janeiro de 2022, e que resultaram de um Concurso de Apoio a Jovens Artistas Plásticos em inicio de carreira, que a Fundação Oriente lançou em 2021 em contexto de pandemia, e em que esta artista foi a vencedora.

“Esta exposição é uma viagem no tempo em que cada desenho é uma janela para o mundo do Japão tradicional. A cultura japonesa possui uma beleza infindável resultante de séculos de tradição e costumes. Alguns desses costumes ficaram perdidos no tempo enquanto outros mudaram ou deram lugar a novas tradições”, explica a artista.

O Museu do Oriente, inaugurado em 2008, apresenta-se como um museu multicultural que preserva, em todas as suas vertentes, o património material e imaterial de vários países asiáticos. Ao longo de todo o ano, organiza uma programação complementar, acolhendo artistas, académicos, curadores e projetos que refletem sobre a Ásia, suas múltiplas realidades e identidades, de forma transversal.