UCA1UCA2UCA3

No dia 1 de junho de 2012 foi operado o primeiro doente na Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA), localizada no Hospital do Montijo. Em 12 anos de atividade a UCA Montijo operou perto de 31 mil doentes, tendo registado cerca de 51 mil intervenções cirúrgicas. Só em 2023, foram operados 2.732 doentes.

“A abertura da Unidade de Cirurgia de Ambulatório no Montijo permitiu a criação de programas exclusivos de cirurgia de ambulatório nas diversas especialidades, respeitando os critérios universalmente preconizados neste regime cirúrgico, tendo em vista o crescimento da capacidade operatória pela otimização de recursos humanos e materiais, aumentando simultaneamente a qualidade, segurança e conforto dos doentes”, explica a Responsável da UCA Montijo, Dra. Ana Arranhado.

No Hospital do Montijo, a UCA presta cuidados de saúde ao utente que requer uma intervenção cirúrgica que não necessita de internamento hospitalar, ou seja, são cirurgias realizadas sob anestesia geral, loco-regional ou local, programadas de forma a permitir a chegada à Unidade e o regresso ao domicílio no mesmo dia. Realiza cirurgia de ambulatório em diversas especialidades, tais como Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia. Até ao final de 2020 foram também operados doentes de Cirurgia Pediátrica.

Ao longo dos anos, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório tem vindo a implementar novas técnicas cirúrgicas. “Em 2023, por exemplo, iniciaram-se programas de cirurgia artroscópica do ombro, punho e joelho. E já em 2024 teve início a cirurgia por laser de varizes, patologia hemorroidária, perianal e sacrococcígea”, exemplifica a Dra. Ana Arranhado.

Em 2021, a UCA Montijo foi acreditada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). O modelo ACSA foi adotado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.