dia maos1dia maos2dia maos3

O Dia Mundial da Higiene das Mãos é celebrado a 5 de maio. A Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (UL PPCIRA) da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) associou-se, uma vez mais, às comemorações através de uma exposição. Esta, tem como objetivo sensibilizar, consciencializar e promover este tema nos cuidados de saúde, bem como unir os profissionais de saúde para a melhoria contínua dos cuidados.

Em 2009 foi implementada em Portugal a Campanha Nacional da Higiene das Mãos com o lema “Medidas Simples Salvam Vidas”, altura em que o Hospital de Nossa Senhora do Rosário também aderiu. Através desta exposição é possível conhecer a evolução dos resultados observados desde 2009. Em 2023, nos hospitais da ULSAR (Hospital de Nossa senhora do Rosário – Barreiro e Hospital do Montijo) foram observadas 11.181 oportunidades para a higiene das mãos, o que corresponde a uma taxa de cumprimento global de 78%. Também a adesão a boas práticas de higienização das mãos antes do contacto com o doente tem apresentado uma tendência de crescimento ao longo dos anos, demonstrando a consciencialização dos profissionais sobre a importância deste momento.

De acordo com a equipa da UL PPCIRA “estamos determinados em aumentar a adesão à higiene das mãos, implementando estratégias eficazes e promovendo a mudança de comportamento de forma positiva na nossa Instituição”. Aumentar a adesão à higiene das mãos “é uma iniciativa prioritária e fundamental para proteger a nossa comunidade contra infeções”, acrescentam.

De forma a promover a importância da lavagem das mãos junto dos profissionais da Instituição, foi ainda criado um jogo de tabuleiro para sensibilizar os profissionais de uma forma lúdica. Esta iniciativa teve lugar nos refeitórios dos hospitais da ULSAR, com a colocação do jogo no tabuleiro de refeição.

A campanha “Medidas Simples Salvam Vidas” visa promover a prática da higiene das mãos de forma padronizada, abrangente e sustentada, contribuindo para a diminuição das infeções associadas aos cuidados de saúde e para o controlo das resistências dos microrganismos aos antimicrobianos, através do aumento da adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos, nos cinco momentos preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A exposição está patente na entrada do Hospital de Nossa Senhora do Rosário até ao próximo dia 15 de maio.